Timo – A Glândula da Imunidade

Ainda muito pouco conhecida da maioria das pessoas, ela exerce um papel fundamental em nossas vidas, mas por não sabermos disso, acabamos colaborando para o seu enfraquecimento dada as nossas ações e atitudes diárias e contribuindo para que ela deixe de cumprir o seu papel primordial – a defesa do nosso organismo.

Seu Olhar Interior

Timo – seu papel no organismo.

O Timo é um órgão linfático primário, a sua função permaneceu desconhecida até a década de 1950, quando foi reconhecido como um órgão produtor de linfócitos, indispensável para o desenvolvimento do sistema normal de imunidade.

Ele atua na proliferação e na seleção de linfócitos T, que migram do Timo após a sua maturação, de modo a assumir as defesas imunológicas celulares específicas nos órgãos linfáticos secundários.

Ao menor sinal de perigo, a sua função é nos defender e o nosso sistema imunológico entra e ação.

Seu Olhar Interior

Olhando pelo lado holístico, percebemos que a sua função é primordial na manutenção e equilíbrio da saúde do nosso corpo, tanto em nível físico como mental e emocional.

Ao mesmo tempo que ele tem um papel tão importante, é também muito sensível a imagens, cores, luzes, cheiros, sabores, gestos, toques, sons, palavras e pensamentos.

Sentimentos como amor e ódio o afetam profundamente e os pensamentos negativos têm mais poder sobre ele que os vírus e bactérias. Daí a importância de estarmos atentos à qualidade de pensamentos e sentimentos que temos, bem como com as palavras que proferimos. 

Como essa atitude negativa não existe de forma concreta, o Timo é acionado e tenta reagir, mas enfraquece com a luta contra o invasor desconhecido (abstrato) e abre espaço para sintomas de baixa imunidade, como herpes, por exemplo. Podemos afetá-lo positivamente ou negativamente em uma fração de segundos. 

Tendo isso em mente, reflita: Quais os tipos de pensamentos que você tem com frequência? Que tipo de sentimentos são os mais corriqueiros a você? Qual o nível das palavras que profere, seja a você mesmo ou a outras pessoas? A que tipo de lugares e situações você se expõe com mais frequência?

É importantíssimo estar atento a essas questões e a tantos outros tipos de comportamentos, pois, eles têm influência direta nessa glândula e no seu desempenho em todos os níveis.

Uma pessoa que só tem maus pensamentos, sentimentos ruins, que vive em baixa frequência vibratória e energética está minando o seu Timo.

São pessoas que provavelmente estão sempre doentes, com doenças recorrentes, desde um simples resfriado, passando pelas “ites” da vida a quadros até mais graves. Ela simplesmente mina a sua imunidade através desses maus hábitos.

O 4º Chacra e Sua Glândula Representante

 

Chacras

 

Cada chacra principal do nosso corpo está associado a uma glândula correspondente em nosso organismo. A glândula Timo está metafisicamente ligada ao coração que é representado através do 4º chacra.

Por estar próximo ao coração, esse  acaba ganhando todo o crédito por sentimentos, emoções, decisões, fala, audição, estado de espírito, etc. Quando estamos sentindo,  por exemplo, um pesar, uma angústia no peito, isso revela uma situação que só por reflexo envolve o coração ao problema, mas quem realmente está sentindo é o Timo. 

Fato é que ambos sofrem quando a pessoa não sente amor, só tem palavras ásperas e azedume na vida, falta de compreensão, apego por tudo e sentimentos reprimidos. Isso desequilibra esse chacra, consequentemente a glândula que o envolve, manifestando-se assim toda sorte de desequilíbrios e doenças que envolvem essa área.

Ao passo que quanto mais amor a pessoa sente em tudo e por todos, mais imune ela se torna contra vírus e doenças, pois através do amor é criado um campo de proteção que deixa a pessoa com imunidade elevada.

Quanto mais expandimos essa energia, essa capacidade de sentir amor e compaixão, mais saudáveis, felizes e imunes nós nos tornamos. Pessoas felizes e bem resolvidas são as que menos adoecem. Vez por outra pode até acontecer, mas se recuperam rapidamente não gerando grandes transtornos. 

Quando temos sentimentos mais elevados, estamos de bem com a vida, o Timo cresce, se expande, se fortalece. Quando temos sentimentos contrários como mágoas, raiva, tristeza, quando se está de mal com a vida ele encolhe, se enfraquece.

Mas o que se pode fazer então? Podemos estimular essa glândula e ajudá-la a trabalhar a nosso favor. Vejamos como.

Dicas para fortalecer o Timo

 

– Respiração. Respirar de maneira adequada por alguns minutos diariamente, pode ajudar bastante, além de acalmar e equilibrar a frequência cardíaca, oxigenar o cérebro, etc;

– Prática do Yoga. É excelente tanto para a respiração correta e os próprios exercícios em si, ajudam a abrir e expandir o 4º Chacra (responsável por alimentar energeticamente essa glândula);

– Reiki aplicado no local. O recebimento de Reiki na região do Timo ajuda a aumentar a sua imunidade;

– Cuidar dos pensamentos, sentimentos e emoções. Isso é fundamental e deve ser feito de forma constante. Ao perceber que está tendo pensamentos e sentimentos não condizentes, ponha o seu foco em outra coisa, mude a “chave”.

Busque sempre o outro lado da questão, algo que seja mais positivo. Ou faça qualquer outra atividade que tenha o poder de te tirar rapidamente dessa frequência. Brinque com seu bichinho de estimação, vá ouvir uma música alegre, leia um bom livro… qualquer coisa que seja mais positiva;

– Pratique o amor. Faça algo que nunca fez antes, busque alegria no seu dia a dia. Elogie sinceramente as pessoas. Tenha palavras de carinho, respeito e admiração. Isso vale para os outros e principalmente para você mesmo. Aprecie a natureza, animais, crianças, uma boa comida, obras de arte, ou qualquer outra coisa que goste. Demonstre amor em tudo e permita-se receber de volta esse amor. 

Seu Olhar Interior

O amor fraternal é o combustível da vida e isso muda significativamente tudo ao nosso redor. O mundo muda quando você muda, quando você dá o primeiro passo. Ame-se mais e permita que todo o seu ser entre em equilíbrio também. 

Essas são algumas sugestões e há outras além, que se feitas por um terapeuta bem preparado, também poderá ajudar nisso e em muito outros aspectos mais.

Namastê.

2 Comentários

  1. simone futema

    Fiz um tratamento fitoenergético com essa terapeuta durante alguns meses.
    Tinha uma alergia nas mãos, tão forte e tão frequente que tinha vergonha de expo-las; além disso não conseguia passar mais de 2 meses sem adoecer de sinusite, e ter que recorrer a antibióticos, era muito ansiosa, controladora e desorganizada financeiramente. Ou seja, uma bagunça geral…
    Após o tratamento não tomei mais NENHUM antibiótico desde então, minhas mãos estão lindas e saudáveis, organizei minha vida em todos os sentidos e estou muito mais serena!
    Só tenho gratidão imensa pela terapeuta!
    Quem dera todos tivessem essa oportunidade de curar- se e curar suas vidas assim! E poder vivê-las plenamente…
    Obrigada, obrigada, obrigada!!

    • Veronica Bertholddo

      Gratidão pela sua confiança, mas se obteve os resultados positivos foi mérito seu mesmo. Sempre que há o verdadeiro comprometimento consigo próprio em buscar as melhorias para a sua vida e a pessoa faz a sua parte, então a mágica acontece. Nós terapeutas somos apenas os facilitadores desse processo. Mais uma vez, gratidão e continue buscando o autoconhecimento e sua vida nunca mais será a mesma!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *