Série Chacras – 7º Chacra: Coronário (Sahasrara)

Este chacra está localizado no alto da cabeça. Sua função é a compreensão resultando em bem-aventurança. Sua cor é o violeta ou branco e seu elemento é o Pensamento. (Para ver o artigo anterior, 6º Chacra, clique aqui).

Chegamos ao fim dessa jornada no último chacra principal, situado no topo da cabeça, o chacra Coronário. Esse chacra nos conecta com a inteligência divina, fonte de toda a manifestação. É por meio dele que chegamos ao entendimento e alcançamos o significado de todas as coisas.

Representa o princípio que governa a vida, é a verdadeira essência do ser. No nosso inconsciente, é a sabedoria do corpo; na mente consciente, o intelecto e nosso sistema de crenças; no nível superconsciente, a percepção do divino.

Características do chacra coronário

 

O elemento desse chacra é o Pensamento e é por meio dele que se manifesta o campo da consciência em nosso torno. O direito desse chacra é o Saber e é por meio dele que sondamos o corpo infinito de informação. É um trabalho em conjunto, pois essa informação é levada através dos outros chacras e assim, há o reconhecimento e manifestação dessa informação.

Esse chacra está relacionado com tudo àquilo que experimentamos como mente. Através dos pensamentos, a nossa mente constrói o seu próprio sistema de crenças. Essas crenças são os programas principais que empregamos para a construção da nossa realidade.

Então, a nossa mente tem contato com a experiência e lhe atribui um significado qualquer. A partir desses significados começamos a construir um sistema de crenças que tanto pode ser bom como ruim, dependendo de como a pessoa significou aquilo para ela, e assim, passamos a manifestar e criar isso em nossa realidade.

 

Desequilíbrios do 7º Chacra

 

 

Em nosso corpo, esse chacra está ligado ao SNC (Sistema Nervoso Central), córtex cerebral e relacionado a Hipófise (glândula principal do sistema endócrino).

Alguns comportamentos que podem levar esse chacra ao desequilíbrio são: negligência espiritual, alienação da missão pessoal, falta de fé, incredulidade, não aceitar o mundo, não se ligar a uma consciência divina, não crer em Deus, brigar ou culpar a Deus (ou Universo) pela sua situação, rejeitar a sua origem e criação, etc.

Quando já em desequilíbrio, algumas doenças e desequilíbrios que podem ocorrer são: desequilíbrio do relógio biológico e do sono; estado de torpor constante; estado de espírito alterado; desarmonia nos vínculos entre o corpo físico e corpos sutis (energéticos); tumores no cérebro, obsessões espirituais, falta de aterramento; depressões, Mal de Alzheimer; Mal de Parkinson; Esquizofrenia; Epilepsia; alienação; confusão mental e influencia a todos os outros chacras abaixo dele.

 

Harmonizando o 7º Chacra

 

Para desenvolver esse chacra e harmoniza-lo, a melhor prática é a meditação, pois o 7º chacra encontra-se na dimensão da interioridade e a meditação é a chave para esse mundo interno. Assim como a comida e o repouso são essenciais para nutrir o nosso corpo, a meditação é essencial para o equilíbrio da mente.

Através dela alcançamos mais clareza mental, melhoramos a coordenação física, elevamos o nosso humor e concentração, aumentamos a nossa percepção sobre tudo, equilibramos as funções orgânicas, melhoramos o sono, encontramos a paz e o equilíbrio interior, entre outros tantos benefícios.

Quando harmonizamos o chacra comandante, harmonizamos todos os outros também, nos trazendo inúmeros benefícios. Por ele se dá a conexão entre nós e o Todo, o Universo. Ele é o portal da Fonte que nos nutri, nos guia e nos ampara. Cuidar do corpo, da Mente, do Espírito e das Emoções é essencial se quisermos gozar de saúde e bem-estar. Somos mais do que só matéria palpável, somos energia, somos seres espirituais tendo uma experiência carnal, então, todos os outros aspectos não devem ser ignorados.

O direito desse chacra é o Saber. Então, que possamos viver uma vida mais leve e plena através do autoconhecimento e de como as coisas funcionam. Entender que não há separação entre nós e o todo é fundamental para uma vida harmoniosa, feliz e saudável.

Namastê!

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *