Como colocar as metas em prática em 2017.

Ano Novo

 

É chegada a época em que muitas pessoas começam a falar sobre os seus desejos para o ano seguinte, quais são os seus objetivos e metas para o ano novo e que dessa vez não passa!

Existe uma certa tendência a que a pessoa fique toda animada, cheia de planos, faz a sua lista de coisas a realizar, mas é só virar o ano… e esse ânimo todo vai ralo abaixo ainda no primeiro mês.

Parece que a pessoa perde a força, a vontade, a certeza de que é possível. As contas começam a chegar impiedosamente e isso mais do que nunca a tira do seu foco inicial e gera estresse logo de cara, afinal, são muitas coisas com as quais dar conta: matrícula da escola, uniforme, renovação do aluguel, seguro do carro, da casa, as compras de fim de ano que foram parceladas nos cartões, etc.

E assim começa mais um ano na vida da pessoa, parece um círculo vicioso onde todo ano é igual. Mas é chegada a hora de romper com esse ciclo!

 

Dicas para não entrar no sufoco:

 

Seu Olhar Interior

 

Nessa época do ano é quase inevitável para alguns fazer gastos extras e já comprometer todo o 13º salário, então, a sugestão é: faça uma lista do que irá comprar (para as ceias) e só compre o que realmente for necessário, o mesmo com relação aos presentes e lembranças.

Se a família for grande e tenha o hábito de passar juntos nessas datas, por quê não fazer um amigo secreto em família? Assim cada um fica responsável por um presente e evita o gasto de ter que comprar um para cada membro da família.

Prefira o pagamento à vista. Já vá fazendo uma reserva para quando chegar o fim de ano as suas compras, na medida do possível, serem pagas à vista evitando gerar despesas já para o ano seguinte.

Se for inevitável nesse momento, planeje e faça no menor número de parcelas que puder, mas sempre mantendo o controle dos gastos para que se quite essas faturas futuras.

Não raro vemos pessoas que já de cara parcelam tudo o que podem em 10 ou 12 vezes e com isso, ela já se compromete o ano todo com dívida. O ano nem começou e ela já sabe que está com a corda no pescoço para os próximos 12 meses e isso não é sábio.

Priorize pagar as dívidas e compromissos financeiros já existentes antes de pensar em gerar mais dívidas. Honre os compromissos atuais e reflita bem antes de fazer novas compras.

Será que você realmente precisa desse novo item para a casa, dessa roupa ou bolsa? O mesmo é para os homens com os seus itens masculinos.

É claro que referente à alimentação e contas de serviços (gás, telefone, luz, água, IPTU, aluguel, etc) são contas fixas, mas me refiro às compras que podem ser pensadas e repensadas antes de lançarmos mão do cartão.

Analise se é o melhor momento para isso e se há necessidade dessa compra agora.

E quanto às metas?

 

Metas para 2017

 

As metas pessoais são de diversas espécies e variam muito de pessoa para pessoa. Mas é importante não fazer uma lista gigante a ponto de não conseguir alcançar nem metade delas, pois nem tudo depende só da pessoa e isso pode causar frustração fazendo com que a pessoa abandone tudo.

Faça uma lista de no máximo 10 metas a alcançar e eleja as 5 principais na sua opinião, por ordem de importância para você. Agora reflita e responda honestamente, afinal é do seu interesse alcançar isso, anote em um papel ou caderninho e o mantenha sempre com você. Os 5 passos a seguir são baseados em dicas da escritora Bia Lombardi, do portal (http://www.bramare.com.br), a quem dou os devidos créditos:  

1-) Por quê” é importante para você alcançar isso?

Isso te trará clareza até com relação às suas metas, se elas são realmente importantes ou se era uma vontade passageira. Respostas do tipo: “Sei lá, porque eu quero!” ou “Porque todo mundo tem” – já mostra que não era uma vontade genuína, aquela que vem do fundo do coração.

2-) De que forma você pretende fazer isso?

Busque meios, maneiras de realizar isso, vá colocando no papel, sem medo de ser feliz. Algumas ações farão mais sentido e as que não forem viáveis, é só descartar. Isso é bom para exercitar o cérebro a achar maneiras de fazer as coisas que deseja.

3-) Quais ferramentas e meios você pode utilizar para concretizar isso?

Defina qual será os meios, as atitudes que pode tomar para alcançar essas metas. Esse passo é parecido com o anterior, porém, mais detalhado. Tenha claro o como fará isso e se for necessário, ajuste conforme as coisas forem acontecendo.

4-) Se algo der errado, se algum obstáculo surgir… qual é o plano B?

Imagine hipoteticamente que não deu certo de primeira, quais são os empecilhos que podem te barrar? Analisando friamente e com antecedência, você pode traçar o plano B e C. O importante é não desistir no primeiro obstáculo. É muito melhor quando nós mesmos já nos preparamos de antemão para o que pode acontecer e não ser pegos no efeito “surpresa”.

5-) Quebre em pequenas partes cada um dos seus objetivos e tenha um prazo para cumpri-los.

Isso além de trazer uma visão melhor sobre o andamento da sua meta, não causará estresse pela pressa em ver resultados e nem se sentirá perdido(a) porque parece ser algo grandioso e complicado demais. Elabore o seu plano de ação, faça por partes e se mantenha firme em realizá-lo.

Percebe caro leitor, como agindo assim é diferente do que simplesmente só fazer uma lista? Uma lista que possivelmente ficará esquecida em alguma gaveta?

Vale lembrar que você não precisa saber tudo, dominar todos os assuntos para alcançar as suas metas. Por ex.: Se deseja perder peso, mas não sabe exatamente como fazer isso de forma saudável e sem ter o efeito sanfona… antes de se arriscar a fazer isso sozinho(a), que tal procurar a ajuda e orientação de um nutricionista? Invista em você, comprometa-se com você. Alcance seus objetivos de forma permanente.

Outro ex.: Se você deseja fazer um site ou entrar para o MKT digital, mas não entende muito do assunto (ou nada), o que seria melhor fazer? Procurar alguém que saiba, alguém que tenha mais experiência e competência na área e que possa te ajudar.

Tire suas dúvidas, leia, pesquise. Veja se é realmente para você e se é viável. Assim você terá mais chances de sucesso e de não perder tempo e nem dinheiro fazendo isso sozinho, ou talvez descubra que não é para você. Ter a atitude de fazer a coisa certa te poupará tempo e dinheiro em quaisquer dos casos.

Lembre-se: Podemos até não saber sobre determinados assuntos, mas sempre haverá alguém que sabe. Peça ajuda! Se for algo mais simples, peça a ajuda de um amigo que saiba. Se for algo de maior importância, peça ajuda profissional. Não desista do que você quer só por não entender muito bem como fazer tal coisa. Esteja decidido(a) a sair da sua zona de conforto, tenha atitude!

Daí a importância de não se ter uma lista cheia de metas, pois é preciso destrinchá-las para colocar na prática.

Ao longo do ano, isso te exigirá atenção. Dê uma reavaliada na lista a cada 3 meses e veja em que pé que andam as suas metas. Será que precisa mudar algo? Rever e mudar algum passo? Se for preciso, faça!

Esse controle detalhado existe para te nortear, para ser um guia de suas realizações e não para ser mais um “empecilho” na sua vida. Talvez você perceba que no decorrer do processo, as outras metas até já foram realizadas. 

SOI

Dando o primeiro passo

 

No começo pode até parecer difícil e complicado. Mas não é! Tudo é uma questão de começar, só é preciso um pouco de disciplina e logo se tornará um hábito, não desanime e nem deixe para depois. O tempo certo é agora!

Todo novo hábito precisa de um começo. Toda nova mudança exigirá atitude e empenho. Se você realmente quer realizar algo em sua vida, tome as rédeas da situação em suas mãos! A recompensa que terá por perseverar, não tem preço.

A cada item alcançado, faça um “tique” e agradeça por ter conseguido, comemore literalmente falando. Faça algo que te dê prazer e viva a alegria desse momento.Quando vibramos nas escalas mais altas, estamos em estado de alegria, amor, gratidão, mais dessas coisas (na mesma vibração) nós recebemos.

O Universo gosta de pessoas sinceramente agradecidas e felizes e assim, ele trará mais disso para a sua vida. Então celebre a cada conquista alcançada!

Namastê!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *